Ciência & cultura, ciência & arte, ciência & política, ciência & sociedade, ciência & não-ciência... enfim: ciência & crítica

terça-feira, 3 de maio de 2011

Por que existe algo ao invés de nada?

Indagar sobre a origem do universo remete imediatamente à teoria do Big-Bang. O cosmo como o conhecemos teria se originado de uma situação de densidade extrema de matéria e energia há 13,7 bihões de anos, e teria começado a se expandir sem parar.

Mas o problema que quero abordar aqui é mais profundo do que "como se originou o que vemos à nossa volta". Por mais que uma teoria explique a origem de tudo o que vemos por meio de leis simples da física e equações matemáticas compactas, podemos sempre nos perguntar: mas por que essas leis se materializam na existência de um universo concreto? Pois as leis da física poderiam permanecer apenas como possibilidade e simplesmente não existir nada. As próprias leis físicas permitem essa situação! Por exemplo, a lei da gravidade diz que a matéria se atrai, mas ela não diz que a matéria tem que existir...

E podemos nos perguntar também por que as leis da física são essas aí. Poderiam ser outras. Por que não? Poderia inclusive simplesmente não haver lei alguma - não haver espaço, nem tempo, nem lei física, nem matéria, nem nada.

Por que existe algo ao invés de nada?

O cientista Max Tegmark tentou abordar essa pergunta imaginando que o universo é, na verdade, constituído apenas de relações matemáticas - é a Hipótese do Universo Matemático (ele escreveu um PDF acessível aqui). Normalmente, pensamos que existe matéria, objetos, energia, céu, terra, pessoas etc., porque é assim que percebemos o que há à nossa volta. Mas tudo o que existe são, em princípio, apenas relações. Relações matemáticas, diria Tegmark.

Mais: sua hipótese implica em que tudo o que não seja contraditório do ponto de vista matemático deveria necessariamente existir. Só não existiria o que é matematicamente proibido. Assim, sua teoria prevê a existência de inúmeros, certamente infinitos, multiversos. Em cada um, variariam as formas das relações matemáticas que o caracterizam - que se traduzem nas ditas "leis da Física". E viveríamos num deles.

A pergunta "Por que existe algo ao invés de nada" seria respondida então assim: se nada existisse, então teria sido escolhida apenas uma possibilidade, um possível conjunto de relações matemáticas (um conjunto vazio, no caso), dentre os infinitos permitidas matematicamente. Mas todas as possibilidades são, em princípio, equivalentes. Não haveria razão, segundo Tegmark, para supor que apenas uma dessas possibilidades fosse concretizada. Teríamos então que supor que todas elas existissem de alguma forma. Assim, vários multiversos necessariamente coexistiriam - em algum sentido da palavra "coexistir" -, inclusive aquele em que não há nada.

À parte a estranheza e a abstração, o argumento me parece poderoso. Só não sei se é tão natural assim achar que "não haver nada" é tão inaceitável frente a "haver necessariamente todas as possisbilidades matemáticas". Na verdade, o que me parece é que a questão "por que existe algo ao invés de nada" é intrinsecamente irrespondível pela ciência, por causa da própria natureza desta última.

Seria um problema inabordável cientificamente, que exporia os limites da ciência, assim como o problema da natureza da "autopercepção do eu", que comentei ontem. A conclusão é a mesma: nada impede que se possa abordar esse assunto de outros modos - metafísica, esoterismo, religião, especulação pura e simples etc. O preço que a ciência paga por adotar um método sistemático e rigoroso é que algumas questões simplesmente não podem ser abordadas por esses métodos.

19 comentários:

  1. Isso de "o que não seja contraditório do ponto de vista matemático" precisaria ser mais bem analisado. Uma vez que depende de com *qual* matemática se trabalha.

    []s,

    Roberto Takata

    ResponderExcluir
  2. Pelo que entendi do Tegmark, a ideia é bem ampla, uma vez que ele identifica o universo com a própria matemática em si. Tome-se qualquer conjunto de axiomas autoconsistente; pelo princípio do Tegmark, ele deveria necessariamente corresponder a um universo possível e existente. Há uma exposição mais detalhada aqui: http://arxiv.org/abs/0704.0646

    ResponderExcluir
  3. De qualquer forma, essa teoria de maneira alguma responde por que existe relações matemáticas em vez de nada.

    ResponderExcluir
  4. Dúvida insolúvel! Viva, racionalmente, no limbo de suas limitações sensoriais e racionais OU enlouqueça OU acredite em Deus!

    ResponderExcluir
  5. Acho que possa ser uma resposta comparada a " O que eu estava fazendo antes eu nascer ? " , apesar dos pesares eu tenho a leve impressão que eu existia , não me vejo o meu eu ser neutro por tantos tempos em toda historia da humanidade , meu suspiro me da a vida , e depois que for interrompido , será que voltarei para o neutro , ou chegarei a um destino ?Sendo que para o neutro não tem como voltar , por que o neutro é neutro , não tem saída , quanto mais volta , se o neutro tivesse acesso á saída e volta ele não seria " Neutro " , ele seria é " Algo " .

    ResponderExcluir
  6. Acho que possa ser uma resposta comparada a " O que eu estava fazendo antes eu nascer ? " , apesar dos pesares eu tenho a leve impressão que eu existia , não me vejo o meu eu ser neutro por tantos tempos em toda historia da humanidade , meu suspiro me da a vida , e depois que for interrompido , será que voltarei para o neutro , ou chegarei a um destino ?Sendo que para o neutro não tem como voltar , por que o neutro é neutro , não tem saída , quanto mais volta , se o neutro tivesse acesso á saída e volta ele não seria " Neutro " , ele seria é " Algo " .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo é energia não a mais nada então não a o antes ou o depois ou o que havia antes ou o que vai haver depois pós tudo que existiu ou existe ou o que vai existir é o que sempre existiu ENERGIA

      Excluir
  7. apenas leia a publicaçao fixada na pagina,é um texto q responde essa pergunta,nao é longo,mas nao estou afim de escreve lo de novo,vou adiantar a resposta,a resposta é q nao existe causa pra algo existir ao inves do nada
    https://www.facebook.com/O-segredo-da-vida-368182393516696/

    ResponderExcluir
  8. apenas leia a publicaçao fixada na pagina,é um texto q responde essa pergunta,nao é longo,mas nao estou afim de escreve lo de novo,vou adiantar a resposta,a resposta é q nao existe causa pra algo existir ao inves do nada
    https://www.facebook.com/O-segredo-da-vida-368182393516696/

    ResponderExcluir
  9. apenas leia a publicaçao fixada na pagina,é um texto q responde essa pergunta,nao é longo,mas nao estou afim de escreve lo de novo,vou adiantar a resposta,a resposta é q nao existe causa pra algo existir ao inves do nada
    https://www.facebook.com/O-segredo-da-vida-368182393516696/

    ResponderExcluir
  10. O todo e o princípio não a linguagem alguma muito menos matemática não a cálculos,não a princípio não a o todo não a o que pensar ou o que vê ou o que analisar pós o todo é igual ao nada e a existência do todo consiste na existência do nada pós dentro da lógica inerente traz em sua análise uma perfeição dentro de sua análise pós se afirma que para existir hoje tem que existir antes.

    ResponderExcluir
  11. Simples tudo é energia.. nossos neurônios se comunicam através de contatos elétricos "energia" somos maçiças quantidades de energias concentradas .tudo é energia agrutinada no aspecto da energia em seu estado inicial é simplesmente desforme e a forma de aplicação ela da origem ao todo , como um carpinteiro usando a madeira .. assim é a energia .. sendo usada para formar estrelas e estrelas para formar os planetas e os planetas para nos formar

    ResponderExcluir
  12. Nada vem do acaso.
    Em latim já se dizia mais ou menos assim: ex neil , neil for!
    Do nada nada se faz!
    Existe leis de física e química.
    Para existir leis precisa existir um legislador.
    Se viemos de uma explosão ( a qual não acredito ) , o que ou quem acionou?
    Explodiu o quê se não existia absolutamente nada?
    Tem como a fala ser fruto da evolução:
    É preciso ensinamento, do contrário era só esperar que todas as crianças falariam sem que alguém precisasse ensinar.
    Como se originou a fala?
    Quem ensinou o primeiro homem a falar?
    Temos que admitir:
    Existe um Ser extraordinário o qual não pode ser estudado em laboratório,do contrário seria inferior a nós se Ele pudesse ser estudado.
    O Qual possui o conhecimento de Tudo que existe...
    Ele se chama Deus.

    ResponderExcluir