Ciência & cultura, ciência & arte, ciência & política, ciência & sociedade, ciência & não-ciência... enfim: ciência & crítica

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Como Manipular Números 2

Há cinco dias, fiz em outro post uma crítica sobre um vídeo do médico e estatístico Hans Rosling, extraído do seu programa Joy of Stats. Basicamente, eu dizia que as conclusões otimistas de Rosling - que sugeria haver um delocamento consistente de parte substancial da população mundial em direção a uma situação de maior riqueza e mais saúde - não se sustentavam pelos dados apresentados, os quais pareciam dizer outra coisa. Só que isso ficava oculto pela escolha dele em colocar um dos eixos do gráfico em escala logarítmica.

Meu amigo, o físico Luís Gregório Dias, no seu blog Física, Futebol & Falácias, levou adiante a crítica em outro post - na verdade, escreveu muito melhor do que eu fiz! - e chegou a fazer outro gráfico, com o Gapminder, desta vez com a escala linear. A figura no início deste texto mostra como ele fica nesse caso. Comparem-no com o gráfico logarítmico, usado pelo Rosling, abaixo:


No gráfico linear, não parece que os países estejam se deslocando consistentemente para a direita e para cima. Pelo contrário, grande parte da população mundial permanece acumulada à esquerda, na região pobre - o que fica oculto no gráfico que Rosling mostrou! Ademais, vendo a animação no site do Gapminder, percebe-se como a desigualdade entre os países aumentou muito mais rapidamente nas décadas atuais.

Mas tudo isso o Luís Gregório já disse, e tenho muito pouco a acrescentar. Gostaria porém de enfatizar algo que me chamou a atenção. As fronteiras mudaram dramaticamente entre 1810 e 2000. Vejam o que aconteceu com a Europa, segundo os mapas de 1800, 1900 e 2000 da AP European History:

Europa em 1800


Europa em 1900


Europa em 2000

O gráfico chega a fazer menção a países que não existiam. Claro que é possível extrapolar para a época em que eram colônias ou protetorados ou províncias de outros países. No entanto, há vários países que não têm correspondência territorial alguma com a época em que o gráfico lhes faz referência. Os países do Oriente Médio, por exemplo, eram, na sua maior parte, províncias turcas até 1920. Essas províncias não correspondem nem de perto aos países atuais. Vejam como eram em 1900 (refiro-me às províncias do Império Otomano, o grande país em roxo):


E hoje:


Não há correspondência alguma. Vejam este mapa da África de 1810:

Fonte: Alabama Maps. Informações da publicação: "London: C. Cradock & W. Joy, 1810; Engraved for Guy's School Geography." Escala: 1:84.680.000. Fonte original: "Courtesy of Murray Hudson, Halls, Tennessee."

Desenhado na época, a maior parte do território do interior africano estava ainda inexplorado e não constituída país algum. No entanto, vejamos os países referenciados pelos dados que do Gapminder em 1810:


Os países do interior da África estão aí, assim como vários do Oriente Médio. Como pode ser?

Isso dá uma ideia de como são precários os dados anteriores a 1900. O culpado não é o site Gapminder, ele está apenas guardando os dados. É o usuário que vai definir como os dados são usados e comparados. A animação de Rosling parece comparar alhos com bugalhos.


Para acompanhar as postagens sobre este assunto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário