Ciência & cultura, ciência & arte, ciência & política, ciência & sociedade, ciência & não-ciência... enfim: ciência & crítica

domingo, 20 de março de 2011

O caos: Um dia na vida de um divulgador científico free-lancer

16 de março de 2011

Acordar tarde (nada como fazer os próprios horários) porque fiquei ontem até 2 e meia da manhã coletando figuras para um trabalho que me rendeu grande quantidade de contatos.

(Redes de contatos são de importância fulcral no trabalho de free-lancer. Devem ser cultivadas com muito cuidado e dedicação!)

O assunto “acidente nuclear do Japão” está transtornando a vida não apenas nas redações dos jornais. Faz três dias que estou intragindo com jornalistas via tudo que é canal da Internet. Ao entrar no computador, no meio da manhã, o Twitter está em polvorosa. Passo um rasante pela minha lista de fontes de notícias; deixo para ver com mais detalhe depois, vou participar da quizumba na rede. Necessário interferir. Disso sai uma atualização do post de apoio a jornalistas que escrevi ontem.

De repente, e-mail pedindo para eu orientar um infográfico sobre foguetes. Vão me pagar. Oba, dim-dim$$!!!

Interlúdio para procurar umas execuções de piano e de órgão no Youtube, que uma amiga música me pediu. Encontrei esta maravilha aqui.

Depois do almoço: atualizar o blog com uns parágrafos sobre o bóson de Higgs. Logo vejo-me totalmente absorvido lendo o último capítulo de um livro técnico de física das partículas. Alarme interno: não posso gastar tempo demais com os posts! Escrevo e envio; o resultado é pífio: 4 acessos! Pressuposição errada de perfil de leitor. Vivendo e aprendendo.

Meio da tarde: intervalo para receber uma visita. Conversamos sobre como ajudar uma amiga com problemas pessoais. Isso me lembra de um certo outro post de um outro blog meu.

17:00 – Fico minutos e minutos procurando o link para o chat da Sabine Righetti no Uol sobre a crise nuclear japonesa, pê da vida: “Como é que os caras não dão meios do cara achar o link na hora do chat?”. Logo percebo que seria só amanhã... Ops.

Já que o Japão deu uma brecha, finalmente vou verificar as notícias do momento. Vejo interessantes desenvolvimentos recentes na criptografia quântica, e que o governo investirá em Internet mais rápida.

Agora, a primeira atividade do dia que reverte diretamente em $$ (preciso melhorar isso!): um texto em inglês sobre nanopartículas de ouro – verto um artigo científico de 2010 para que não-especialistas possam compreender. Tenho que contactar um físico argentino. Oba, mais um contato de lá!!! Mando-lhe uma mensagem num espanhol tropeçado. Terceira língua em que escrevo em um só dia...!

Termino o texto às duas da manhã. Ui! Acordar tarde de novo!

Ah, que delícia é a sucessão caótica de assuntos díspares...!

Um comentário: